LIVROS

Princípios do Processo Civil Brasileiro
Nessa obra, os autores apresentam um estudo didático e científico sobre alguns princípios do processo civil brasileiro, com a finalidade de colaborar na formação dos estudantes dos cursos de graduação e para melhorar a capacitação dos profissionais que já estão em atuação, advogados, defensores públicos, promotores, juízes etc. O advogado Thiago Caversan Antunes foi responsável pela redação do capítulo sobre o devido processo legal.

Recursos em Espécie no Código de Processo Civil: estudos avançados sobre o sistema recursal civil brasileiro
Nesse livro, os advogados e professores Bruno Augusto Sampaio Fuga e Thiago Caversan Antunes tratam dos recursos previstos no repertório do art. 994, do Código de Processo Civil de 2015, com o propósito de aprofundar temas avançados e controvertidos. Os autores entendem que o livro é interessante em duas vertentes. Primeiro, como leitura para o operador do Direito interessado em refletir sobre questões controvertidas, às vezes não presentes em manuais resumidos sobre o Direito Processual Civil brasileiro. Segundo, como fonte de pesquisa acadêmica e prática, já que os autores tiveram a intenção de fazer com que essa obra possa ser útil nas rotinas forenses de quem precisa manejar cada um dos recursos nele tratados.

Vai Vendo: absurdos da rotina jurisdicional brasileira
Na obra ora apresentada ao público pelo advogado Thiago Caversan Antunes, os capítulos dividem-se claramente em duas partes: a primeira parcela é um exercício de contação de histórias, casos e causos compilados ao longo de anos de prática forense; enquanto a segunda, “vai vendo”, dedica-se a uma breve reflexão teórica sobre as suas peculiaridades, inclusive com remissões à legislação relacionada ao assunto, à doutrina e, pontualmente, à jurisprudência de alguma forma ilustrativas ou esclarecedoras. O texto aborda uma série de questões que de destacado interesse no cenário contemporâneo – tais como prerrogativas e deveres profissionais, direitos sociais, reserva do possível e etc.
CAPÍTULOS DE LIVROS

Coisa Julgada in Principais Inovações do Novo Código de Processo Civil
A ideia de escrever o livro nasceu após a criação da Comissão de Processo Civil da OAB de Londrina. O propósito foi elaborar um livro voltado para o CPC, suas principais alterações e, assim, contribuir para o estudo do tema e proporcionar material de pesquisa para os operadores do direito. O advogado Thiago Caversan Antunes foi responsável pelo capítulo sobre coisa julgada.
ARTIGOS

A Separação Judicial no Novo Código de Processo Civil
Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Caio Madureira Constantino, de São Paulo, o artigo trata das possibilidades de propositura de ação de separação judicial, após a Emenda Constitucional 66/2010, sob a perspectiva do Código de Processo Civil de 2015.

A Alienação Fiduciária e suas Consequências no Patrimônio do Fiduciante
Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Caio Madureira Constantino, de São Paulo, o artigo trata da alienação fiduciária como garantia negocial, e procura esmiuçar possibilidades de utilização do instituto em diversas espécies contratuais.

Controle de Constitucionalidade e Diálogos Institucionais
Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Caio Madureira Constantino, de São Paulo, o artigo aborda os reflexos das decisões do Supremo Tribunal Federal no exercício do controle abstrato de constitucionalidade nas atividades do Poder Legislativo.

O Cabimento de Recurso de Agravo de Instrumento em Hipóteses não Previstas no Novo Código de Processo Civil
Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Bruno Augusto Sampaio Fuga, de Londrina, o artigo trata das hipóteses em que uma decisão interlocutória não contemplada pelo art. 1.015, do Código de Processo Civil, possa causar danos às partes em litígio.